Aprendendo a casar

setembro 29, 2008 at 11:58 pm 6 comentários

Apesar de antiga (de 2000) a reportagem da Revista Veja ainda descreve o que os noivos encontram nos atuais “Cursos de Noivos”. Se você teve ou conhece uma experiência diferente, comenta aí! 😉

Cursos para noivos tentam ensinaro que todo mundo já sabe
Você acredita que para casar basta ter um grande amor? Então dê cinco minutos de atenção a um noivo de primeira viagem. Ele vai contar sobre as amarguras de quem nos últimos tempos só pensa em convites, bufê, convidados, música e lua-de-mel. E vai lhe apresentar um certo “curso de noivos”. Você não sabia? Pois é, existe sim. Para casar na Igreja Católica, anualmente 1,4 milhão de pessoas são obrigadas a se matricular num curso preparatório. O diploma desse curso é exigido como peça obrigatória para o casamento. Além de ser uma espécie de ensaio para a cerimônia, ele explica o sentido do matrimônio para a Igreja e tenta mostrar, basicamente, o que os enamorados vão encontrar na vida a dois. Os cursos podem durar de um a quatro dias – e vão provavelmente contribuir para o mau humor de quem já está enfrentando uma série de afazeres e burocracias na reta final. Que afazeres e burocracias?
As aulas começam pela manhã bem cedo, e a programação gira em torno de palestras que são ministradas por casais que dividem o mesmo teto há dez, vinte ou trinta anos. Há discussões em grupo sobre o que esperar do matrimônio, brincadeiras e jogos e algumas canções. Imagine a cena: oitenta pessoas querendo simplesmente casar obrigadas a cantar Por onde for quero ser seu par… Lá-lá-lá. Em muitas paróquias, o momento de maior destaque é a aula de orientação sexual. Um dos palestrantes descreve as formas e o funcionamento dos órgãos sexuais e dá explicação sobre como tornar mais empolgante o relacionamento íntimo. Usa como material didático slides com os órgãos genitais masculinos e femininos e tenta falar sobre o bê-á-bá da copulação. Chega a ser engraçado. O “professor” realmente acredita que está apresentando algo novo para os casais, que muitas vezes vivem juntos e provavelmente já assistiram a essa aula antes, só que não na teoria, mas na prática. Deve ser uma das raras ocasiões em que os alunos dominam mais o tema que seus professores.
A intenção da Igreja Católica com esses cursos é criar um espaço de discussão e aproximar seus fiéis dos ideais do Vaticano e do significado do casamento. O problema é que o discurso usado é tão ultrapassado que poucas pessoas levam algum ensinamento para casa. Nas palestras, por exemplo, há pouquíssimas perguntas. É natural. Ninguém costuma ter dúvidas quando o conteúdo das aulas é uma sucessão de obviedades. Nas discussões em grupo, a grande maioria dos participantes acaba opinando simplesmente porque a aula não termina até que todo mundo diga alguma coisa. Em muitos casos, se alguém resolvesse dizer a verdade, diria que está sentindo um profundo tédio daquilo tudo. “Os profissionais envolvidos nesses cursos geralmente não são especializados. Falta assistência psicológica profissional”, analisa Maly Delitti, terapeuta comportamental e professora de terapia de casais e de família da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
As aulas incluem o ensaio da cerimônia: os alunos sabem mais que os professores
É claro que há as exceções. Algumas paróquias tomam a iniciativa de modernizar essa dinâmica. Descrevem todos os contraceptivos, apesar de a Igreja só aceitar os chamados métodos naturais, e colocam ginecologistas para debater sexo, não leigos. A quem for casar na Igreja Católica aconselha-se procurar um desses cursos mais “modernos”. A atendente comercial Alessandra Massa, 27 anos, e o especialista em internet Flávio dos Santos, 21 anos, tiveram a felicidade de se matricular num desses cursos mais liberais em São Paulo. Flávio chegou lá como a maior parte de seus colegas: simplesmente cumprindo uma obrigação. Ele achava que o encontro seria uma grande perda de tempo. Lá, transformou-se num dos mais entusiasmados. Opinou nas dinâmicas em grupo e contou ter se emocionado com algumas palestras. Deixou os 20 reais que o curso pede de caixinha e terminou o final de semana positivamente surpreso. Na semana passada, Flávio e Alessandra subiram ao altar.
Terão um tempo de tranqüilidade até resolver ter filhos e batizar os pimpolhos. Aí enfrentarão a pós-graduação de qualquer bom casal católico com diploma de noivo: o curso de batizado do bebê.
Sexo na Igreja
Algumas paróquias estão incluindo uma grande novidade na programação dos cursos para noivos: a discussão de métodos contraceptivos artificiais. Durante as aulas, os palestrantes abordam temas como pílula anticoncepcional, camisinha e diafragma. Essas discussões são uma grande ousadia entre as hostes católicas. Como as diretrizes papais ainda hoje não admitem essa prática, ela é vista como um sacrilégio, quase pecado, por Roma. Para o papa João Paulo II, os fiéis só devem ter relações para procriar. Essa visão menos ortodoxa que começa a aparecer é um avanço. “Não fazemos apologia, mas tentamos acompanhar as mudanças na sociedade”, diz o padre Victor Santana, coordenador da pastoral familiar em São Paulo.
Anúncios

Entry filed under: curiosidades, curso de noivos.

Miniatura Karina Bacchi

6 Comentários Add your own

  • 1. Larissa  |  setembro 30, 2008 às 1:54 am

    como não casei na igreja vou opinar com um simples: não, obrigada!hahah…boa sorte Ana!!!

    Responder
  • 2. Mariana  |  setembro 30, 2008 às 2:29 pm

    Sem comentário!Será mesmo válido participar deste tipo de preparação antes da cerimônia religiosa?Quanta dúvida!Mais foi válido ler a respeito.

    Responder
  • 3. Maga  |  setembro 30, 2008 às 5:16 pm

    Eu fiz esse curso há quase um mês, custou R$ 30,00 e durou duas tardes de sábado, é obrigatório para quem casa na igreja católica.Vou me casar em Dezembro deste ano, e achei algumas palestras válidas, como a de paternidade responsável. Mas alguns casais que ministraram os cursos, forçaram a barra, dizendo que “às vezes temos que deixar nossos maridos jogar bola e tomar cerveja, enquanto tomamos conta da casa”.E se eu resolver jogar bola e tomar cerveja não é obrigação do marido cuidar da casa??? Meio machista as aulas…Mas o que é um curso pra quem quer casar? É válido sim…Se alguém quiser maiores informações, entre no meu blog e deixe um post, respondo com o maior prazer!Maga

    Responder
  • 4. Anonymous  |  abril 16, 2009 às 11:19 pm

    Fiz o curso a poucos meses e me surpreendi, penso que seja lamentável que aqui ele esteja sendo tão diminuído. Meu relacionamento melhorou depois que meu ( agora )marido ouviu o que os palestrantes tinham a dizer. Percebo que de fato o que falta a tantos casais que hoje se separam é a presença de Deus.Tenho certeza que se os noivos ouvissem com mais carinho o que estes casis mais experientes tem a dizer poderiam tirar um bom proveito.

    Responder
  • 5. alessandra  |  abril 21, 2009 às 8:57 pm

    Olá! Gostei muito do blog, e sou noiva e ainda nao fiz o curso de noivos.
    tem uma informação errada qdo diz que o Papa João Paulo II disse que o casal só deve ter relaçãoes para procriar. Eu como católica praticante sei que essa informação é erronea. a Igreja não diz isso.. sexo tem função unitiva para o casal e procriativa.. procriação vem em segundo lugar…

    Se as pessoas entendessem melhor o que Diz a Igreja, não estariam aí jogando tanta pedra e falando mal…
    Eu digo isso pq estudo muito sobre as coisas da igreja católica e vejo qtas coisas erradas dizem sobre ela..

    Responder
  • 6. regiana  |  dezembro 3, 2009 às 11:44 pm

    Vou casar ano que vem e pretendo fazer o curso, acredito que qualquer coisa que façamos com a intensão de trazer Deus para dentro das nossas vidas é muito válida, e no casamento isso é fundamental. Virou moda falar mal da igreja católica, mas quem vive realmente a sua religião e leva a sério, entente que oque fazem não é com o intuito de prejudicar ninguém, e sim de tentar mudar um pouco as estatísticas atuais de tantos casais que casam e se separam em seguida por falta de preparação.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

setembro 2008
S T Q Q S S D
« ago   out »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Most Recent Posts


%d blogueiros gostam disto: